Translate

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Wreaking havoc

O clima de patriotismo neste 7 de setembro me faz elencar alguns desvios de dinheiro público que vem ocorrendo em nosso estado, para subsidiar o Ministério Público:

1. Hospital regional do Cariri ( HRC): "Gerido" ( ou seria "digerido") pela "OS" ISGH, a qual recebe R 6.000.000,00/mês de repasse para custeio dos cofres públicos ( leiam-se: nossos impostos), como se em pleno funcionamento estivera, apesar de usurpar da população o direito a neurocirurgias ( várias vítimas de TCE já evoluiram ao êxito letal na sua emergência, aguardando város dias por abordagem cirúrgica), além de deixar ociosos, há mais de um ano, quinze leitos de "semi-intensiva" e 58 leitos no 5º e 6º andares, por igual período. Somes-se a isso , o flagrante conflito de interesses entre um gerente e sua clínica de diálise, que presta o serviço de HD com exclusividade ao hospital ( um pequena " mina de dinheiro") e o recebimento de R$1.000,00 /mês por aluno de Medicina da FMJ, que fazem usufruto das dependências do HRC para sua efetiva formação acadêmica ( para onde está indo este dinheiro? Cerca de R$ 80.000,00/mês). Porém , talvez o fato mas grave , porém menos alardeado, é a parca formação de uma parcela considerável dos profissionais de saúde de nível superior ( mormente médicos e enfermeiros) que atuam em ambiente de UTI sem o devido preparo para a função ( havendo, inclusive, um número considerável de Residentes exercendo este mister, ou seja , fazendo as vezes de "staff" ).

2. Desvios semelhantes ( guardadas as devidas proporções) ocorrem no ambiente do SAMU-192 Ceará: Desvios de recursos, parca formação médica , ausência de seleção dos plantonistas e pintura de quadro fictíco onde se divulga um número fantasioso de atendimento e " vidas salvas" todos os meses, o que me faz crer em um modus operandi do Governo de tentar ludibriar a opnião pública, que segue alheia a realidade dos fatos e aos riscos a que está submetida ao se deparar com uma estrutura de saúde falsamente eficiente e comprometida .

Nenhum comentário:

Postar um comentário